31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista. Em nome de uma amiga bem querida, que se forma este ano em Nutrição, parabenizo aqui, todos os profissionais dessa importante área. Marília Santos é estudante da FAP, e enviou um texto super bacana no qual tenho enorme prazer em compartilhar. Parabéns!
*** Marília com coracãozinho rosa.

*** Marília com coracãozinho rosa.
31 de Agosto – DIA DO NUTRICIONISTA
A alimentação como princípio fisiológico sempre mereceu atenção quanto à escolha e preparo dos alimentos. Porém, atualmente, devido à grande distribuição de informações pelos meios de comunicação, ainda nos deparamos com dúvidas de simples respostas, pois estas se encontram entre o que mais nos agrada e o que mais necessitamos – O ALIMENTO.
O dia do nutricionista é celebrado em 31 de agosto no Brasil devido à criação da primeira associação da categoria, Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN). O profissional da nutrição é parte central e de extrema importância para que nossa filosofia de bem-estar, alimentação saudável e consumo consciente seja difundida para o maior número de pessoas possível.
Com o objetivo de promover a saúde, prevenir e combater doenças, o nutricionista está cada vez mais presente em nossas vidas. Os resultados de uma alimentação saudável ajudam a equilibrar seu corpo e sua mente.
O nutricionista pode atuar em diversas áreas e setores. No setor administrativo de uma empresa, indústria, hospital, hotel ou escola, o profissional gerencia a produção de alimentos. Na área de catering, pode elaborar cardápios para companhias aéreas e emissoras de televisão.
Se optar por nutrição clínica, o profissional avalia o estado nutricional dos pacientes em ambulatórios, consultórios e hospitais e prescreve dietas de acordo com a enfermidade constatada.
No setor de marketing, o profissional pode desenvolver receitas e novos produtos alimentícios, promover degustações e organizar cozinhas experimentais. Na área de saúde pública, atua no planejamento de programas de merenda escolar e alimentação, em creches e postos de saúde.
Se optar por nutrição esportiva, o nutricionista pode trabalhar em clubes, academias, confederações ou por conta própria. Nesse caso, o profissional planeja cardápios e dietas adequadas às atividades físicas desempenhadas pelos atletas.
Seja na alimentação institucional, saúde pública, na área clínica, no esporte ou marketing, o nutricionista torna-se cada vez mais participante na vida de todo cidadão.
Ser nutricionista não é apenas cuidar da alimentação, mas sim, interpretar e compreender fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, para criar soluções que garantam uma vida mais saudável, justa e equilibrada.
Comentários